Todos usamos mobile se não o tempo todo, ao menos uma boa parte do dia. Quem tem uma página ou site na internet precisa portanto estar alinhado com essa realidade. Investir em comunicação, conhecer o seu público, aparecer nas buscas e, principalmente estar presente no dia a dia das pessoas, dos consumidores é essencial para uma empresa.
Para ser visto é preciso se mostrar
Vamos pensar que um site é como que um cartão de visitas. É através dele que as pessoas vão te encontrar e saber o que você faz e como. Ele é a vitrine virtual do seu negócio, da sua marca e assim, ele deve ser interessante para quem vê; além de é claro, ser fácil de ser encontrado e de se navegar. Por esses motivos que ter um site responsivo é tão importante: assim você pode se apresentar para o seu público de maneira diferenciada e otimizada.
Muito embora o design responsivo não seja uma novidade, a procura por ele é mais recente e tem aumentado consideravelmente por ser uma maneira mais prática e interessante de reforçar a presença digital. Sua procura cresceu especialmente com o aumento dos usuários de dispositivos móveis, uma vez que ele se adapta a qualquer tipo ou tamanho de tela.
Vantagens de ter um site responsivo
• O design responsivo é indicado pelo Google como melhor maneira de apresentar o seu site;
• Melhor experiência do usuário (UX - user experience);
• Mais flexível e adaptável às mudanças constantes dos dispositivos;
• Maior alcance de público: o site responsivo é melhor indexado pelo Google
O design responsivo na prática
Dispositivos móveis possuem uma tela menor que desktops, certo? Assim, a principal limitação no acesso à sites convencionais em smartphones e tablets se dá nesse ponto. O site responsivo entretanto, por se adaptar à tela usada, traz para o usuário uma melhor navegabilidade/experiência e acaba fazendo com que ele volte ao seu site em uma busca ou necessidade futura, uma vez que ele já sabe que não tem dificuldades em navegar. Com isso você acaba fidelizando o seu público.
Mas afinal, meu site é ou não responsivo?
Caso você não saiba, ou não tenha certeza, é muito simples de descobrir se o seu site – ou o da concorrência – é ou não responsivo. Basta acessá-lo de diferentes dispositivos: smartphone, tablet, desktop e ver o como a tela aparece e se adapta – ou não – a cada um deles. Se você consegue visualizar todo o conteúdo bem, navegar entre as páginas, encontrar informações e navegar sem lentidão – e tudo isso no mesmo layout do site “original” – então parabéns, ele é responsivo. Agora, se precisa ficar aumentando ou diminuindo a tela para ler textos ou encontrar menus então ele não é.
Se esse for o seu caso, entre em contato com a GW2D e podemos fazer a migração agora mesmo!